segunda-feira, 2 de maio de 2011

Morte de Bin Laden ou o crescimento do Terrorismo

Festeja-se hoje a morte de Bin Laden. Depois de anos a fio de buscas as americanos conseguiram eliminar a sua Hidra.

Passaram anos, perderam-se vidas e muito dinheiro foi utilizado nesta caça ao homem. Não vejo razão para festejos.

Pelo que ouvi do discurso de Obama (e admito que foi pouco) não é intenção dos EUA retirarem da região do Afeganistão por isso os soldados continuarão a ser enviados para lá e o dinheiro vai continuar a ser gasto.

A al-Qaeda continua a existir, pois a organização terrorista é que é uma verdadeira Hidra, Bin Laden era apenas uma das cabeças, das mais importantes mas apenas uma.

Mesmo na morte, Bin Laden continua a ser um terrorista. Sendo que encaro o Terrorismo como a criação de um clima de terror e medo, pelas notícias a que até agora tive acesso, esse clima foi até reforçado com com a subida dos níveis de segurança por se temerem represálias.

Agradeço de qualquer forma aos americanos pois, com a Crise Mundial, qualquer notícia que diminua a pressão sobre o Médio Oriente alivia nem que seja por pouco tempo.

No entanto o Terrorismo continua, a Globalização ajudou estes movimentos a serem globais. Neste momento julgo que ninguém tem duvidas que todos os movimentos terroristas, por mais limitadas que sejam as suas causas, estão em contacto e até se apoiam mutuamente se necessário.

Falamos da Aldeia Global pois ela existe para o bem e para o mal. A morte de um general não determinará o fim da guerra.

Sem comentários: