terça-feira, 19 de abril de 2011

Cabeças de Lista pelo distrito de Santarém

A nomeação do Prof. António Serrano para cabeça de lista do PS por Santarém deixou-me confusa.

Respeito o Sr. Prof., acho que tem sido, ao longo da sua vida, um bom profissional, uma pessoa integra e fiquei muito feliz por o mesmo ter sido nomeado para Ministro da Agricultura mas, nascido em Beja morador em Évora, porque não é cabeça de lista num desses distritos? Terão medo do PCP e querem assegurar a eleição do Ministro para deputado?!?

Essa foi sem dúvida a minha primeira ideia e pensei de imediato que tinha sido nomeação do PS Nacional.
Com a leitura do artigo
o meu equívoco foi desfeito e a minha confusão passou a surpresa.

Foi a distrital a propor um candidato "não distrital" para cabeça de lista.

Num distrito que nos últimos anos foi "desmantelado" (sendo agora metade Médio Tejo metade Lisboa e Vale do Tejo); onde a CCDR da zona de Santarém dependia de Évora que, com demasiada frequência se esquecia que tinha aquela "apêndice" e a confusão e falta de informação era muita o que prejudicou sobremaneira a região; onde já se vai colocando a questão do porquê de existir Governo Civil se oficialmente já não existe distrito; onde os cuidados de saúde e a educação se vão deteriorando especialmente desde que foram extintos os serviços coordenadores que tinham sede em Santarém; em que um concelho inteiro foi separado do distrito sem qualquer atenção às "lutas" anteriores em que isso havia sido negado pelas populações; onde cada vez mais se sente o pouco caso que os sucessivos Governos fazem deste distrito que parece ser para eles o primo pobre do interior que fica com os restos da rica prima Lisboa, agora vimos a saber que na opinião da sua própria distrital nem sequer é um distrito que tenha pessoas suficientemente relevantes para ter um cabeça de lista local.

Sei que a última parte do paragrafo é mentira temos pessoas de grande valor neste distrito, por isso, é ainda mais dificil compreender esta indicação.

A fundamentação apresentada pela Distrital é de circunstância. Por isso entendo que a indicação não é para eu, simples eleitora, compreender apenas será para eu julgar no momento do voto. Na certeza porém que o Sr. Prof. já está eleito (bastam os militantes para isso) e o meu voto ou não voto vai implicar alguém mais abaixo na lista provavelmente candidato local.

Mas não posso deixar de lembrar as últimas eleições e a triste recepção feita a Pacheco Pereira nas ruas da "laranja" cidade de Santarém. Claro que existia uma diferença fundamental, o Pacheco tinha sido imposto ao distrito pelo PSD Nacional de Manuela Ferreira Leite pois a indicação da distrital não tinha sido do seu agrado (Miguel Relvas).

Nas listas do PSD folgo em ver gente do distrito de volta a ser cabeça de lista. Parabéns por isso a Passos Coelho. Estou certa que sabem bem a quantidade de votos que custou o Pacheco como cabeça de lista.

No que diz respeito aos restantes partidos procuro com curiosidade saber os seus cabeças de lista mas, a esta altura, a informação está ainda dispersa.

Só um a parte, se for cabeça de lista de um qualquer partido por Santarém e seja de fora não se surpreenda se tiver muita gente a não querer cumprimentá-lo e não assuma que são eleitores de outro partido isso pode perfeitamente não ser verdade pode ser simplesmente um scalabitano, cartaxense, tomarense, abrantino, coruchense etc, etc que tem orgulho no seu distrito e não aprecia a desconsideração que o partido demonstrou pelas suas pessoas.


Sem comentários: