quarta-feira, 13 de abril de 2011

As crianças divertem-se e os adultos assistem...

Chegou o FMI e os nossos políticos desejam colaborar ao máximo para que o país saia da crise em que se foi enredando, ano após ano, quase desde o momento em que o FMI nos havia deixado anteriormente.

Assistimos a um trabalho conjunto de todos os nossos políticos para que o nosso futuro seja melhor e a crise seja superada.

Eu não sou grande romancista mas qualquer pessoa que leia o que escrevi sabe que estou a imaginar um país só meu porque a realidade nem sequer se assemelha, para desgraça de todos nós.

Os políticos continuam a apontar culpados mas todos esticando o dedo quando deveriam era apontá-lo a si mesmos, se tivessem consciência.

Depois é o costume:
- A Extrema Esquerda (CDU, BE) não podem concordar com a intervenção externa, vai contra tudo o que defendem. Pena que sejam reactivos e não proactivos poderia ser que não estivessemos nesta;
- Centro Esquerda sente-se em cheque porque foi o último e teve de abrir a "porta" à ajuda externa perante a torrente de "lama" que já a estava rebentando;
- Centro Direita não quer ser posto em cheque ainda que uma parte da lama que se acumulava na "porta" tenha sido trazida por si. Como não foi ele que abriu a "porta" logo (julga) não ter nada a ver com isso;
- Direita tem se mantido sem declarações explosiva guardando para si mesmo a sua opinião e preparando eleições de forma regular. O que lhe fica bem pois os célebres submarinos estão às suas costas e alguma da "lama" também lhe pertencia.

Não sei o que leva o Passos Coelho a pensar que um plano de recuperação pode ser criado e pensado aos bocadinhos. Por certo os seus assessores já o terão informado que num plano deste tipo as regras e acções plurianuais tem de ser gizadas desde o inicio e a sua aplicação continuada sem interferências ou mudanças. Foi um choque e uma tristeza ver um potencial primeiro ministro a falar sobre um plano só até à tomada de posse do novo governo que depois tornaria a negociar.

Tratatem mas é TODOS de negociar as melhores condições possíveis para o empréstimo que vamos obter do FMI e da UE, olhem para a Islândia, vejam como esta fez, não continuem a elaborar nesta imagem de que os politicos portugueses são incapazes para o Exterior. É que os portugueses já sabem que são uns incapazes mas para conseguirem o "negócio" não podem dar essa imagem ou vamos ter péssimas condições de empréstimo.

Sem comentários: