terça-feira, 29 de janeiro de 2013

As dificuldades de quem não terminou o Ensino Obrigatório

Ontem uma conhecida, sabendo que eu fui professora, veio ter comigo com uma situação que julguei simples.

O marido, prestes a ficar desempregado, completou apenas o 6.º ano de escolaridade quando, à sua altura, o Ensino Obrigatório era já o 9.º ano.

Deixando de parte outras considerações que viriam a propósito, a situação é que o marido gostaria agora de continuar a estudar por forma a conseguir obter, pelo menos, o 9.º ano.
A solução passará agora pelo Cursos EFA.

Afastada do Ensino à alguns anos desconhecia como as coisas se estão a proceder agora mas auxiliei ,como pude, e nos seguintes passos:

- Primeiro através da Internet, numa Agência Nacional de Qualificações, fiquei a saber que os Cursos EFA poderiam estar disponíveis em escolas públicas, privadas e no IEFP;

- Com a dica das Escolas Públicas telefonei para a Escola que lecciona Terceiro Ciclo mais próxima. Solicitas, educadas e disponíveis informaram-me que desde que acabou o Ensino Recorrente ali não têm oferta para esta camada etária e que aqui na zona só eventualmente uma vizinha Escola Privada;

- Relativamente à referida Escola Privada (que tem cobertura nacional) a minha conhecida já os havia contactado e não tinham nada para o Terceiro Ciclo. Uma consulta à página de outra Escola Privada próxima pude verificar que a oferta se limita ao Ensino Secundário, já orientado à Formação, não ao Ensino Básico;

- Num contacto com o Centro de Emprego mais próximo e em posição antagónica em relação à Escola Pública, fomos rudemente informados que só desempregados.

Fiquei assim a conhecer uma dificuldade silenciosa que queria acreditar ser única à zona em que me encontro mas que tenho a certeza que não é. Adulto que necessite estudar ao nível do Ensino Básico poderá estar perante uma tarefa impossível... a não ser que esteja desempregado.

Enviámos um email à referida Agência Nacional de Qualificação aguardamos a resposta...

Actualização1 - A resposta da Agência veio rápida. Então ficámos a saber que os cursos RVCC (mais conhecidos por serem os cursos dos Centros de Novas Oportunidades) vão reabrir em Abril com outro nome. Mais pormenores só daqui a mais algum tempo.

Sem comentários: